segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A primeira menstruação

Chegaram-nos duas questões, através do email do PeSeS, ambas sobre a primeira menstruação. Vamos responder a ambas em conjunto. Caso queiram esclarecer melhor estas questões, passem no Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno, junto ao SASE. O horário está afixado na porta e todas as visitas são confidenciais.


1 - "O que devemos fazer se nos aparecer o período no meio das aulas?"

2 - "Podiam dizer-me se uma menina com 11 anos, sem nada desenvolvido já devia andar prevenida como algumas das suas amigas??? Acho que não, mas era melhor perguntar. Só para esclarecer."


A maioria das raparigas têm a primeira menstruação, menarca, entre os 11 e os 15 anos, mas pode ocorrer mais tarde ou mais cedo.
Não é possível determinar ao certo quando ocorrerá pela primeira vez, mas existem alguns sinais que podem indicar que esse momento ocorrerá brevemente. O corpo começa a modificar-se rapidamente ocorrendo, por exemplo, o crescimento dos seios, aparecimento de pêlos na zona púbica e de um fluido esbranquiçado na roupa interior. A primeira menstruação surgirá aproximadamente um ano depois destas alterações.
Se a menstruação surgir quando estás na escola pede ajuda a um professor ou professora ou a uma funcionária da escola. Eles saberão ajudar-te. No entanto, se preferires, para te sentires mais segura, traz contigo um penso diário, para resolver o teu "problema" até chegares a casa e conversares com os teus pais.
Lembra-te que é uma situação normal, pela qual todas as mulheres passam.